Já vai tarde: nome Internet Explorer terá uma morte lenta e dolorosa

0
208

Antes tarde do que nunca: o nome Internet Explorer, que causa tantas sensações negativas quando é pronunciado, será abandonado aos poucos pela Microsoft. A empresa confirmou que o navegador totalmente reformulado, que será lançado com o Windows 10 e atualmente é conhecido como Project Spartan, adotará uma nova marca, ainda não revelada.

É importante lembrar que a marca Internet Explorer não vai morrer definitivamente tão cedo. Isso porque, embora o Windows 10 tenha como navegador principal o Project Spartan, ele também será lançado com o Internet Explorer, especialmente para manter a compatibilidade com tecnologias antigas que ainda são usadas dentro das empresas, como os temidos controles ActiveX.

Ainda não sabemos se todos poderão usar o Internet Explorer no Windows 10. Na sede da Microsoft foi possível ver algumas telas com o nome “Windows 10 Enterprise Technical Preview with Internet Explorer”, de acordo com o The Verge. O fato da empresa citar explicitamente que uma versão específica do Windows 10 possui o Internet Explorer pode significar que apenas edições corporativas virão de fábrica com o navegador antigo.

Nos últimos anos, a Microsoft tentou limpar a imagem do Internet Explorer. Em algumas propagandas, a empresa admite que muitos consideram o Internet Explorer um lixo, mas diz que o navegador melhorou muito e convida os usuários a experimentá-lo novamente. Parece que isso não foi suficiente eliminar a propaganda negativa feita pelos usuários desde o Internet Explorer 6, quando o browser ainda era cheio de falhas, não seguia padrões web e estava parado no tempo.

Uma nova marca parece ser uma boa solução para que usuários receosos voltem a experimentar um navegador da Microsoft. O nome ainda não foi revelado, mas é bem provável que ele comece com “Microsoft”. Em uma pesquisa feita com usuários do Chrome no Reino Unido, a empresa descobriu que um nome “Microsoft A” ou “Microsoft B” é muito mais atraente que “A” ou “B”. Nem precisa dizer que o nome “Internet Explorer” foi apontado como o pior de todos no estudo.

Qual deveria ser o nome do novo navegador da Microsoft?